A importância da rotina

Postado por: Denise Gurgel

Rotina é uma das principais dúvidas para os pais. Horário de dormir, mamada, banho, passeio...são tantos os questionamentos que resolvi fazer um post especial no site sobre isso.
De acordo com uma pesquisa realizada pela marca de produtos infantis Munchkin, são necessários 4 meses e 23 dias para se adaptar ao novo estilo de vida. Isso quer dizer que demorará um tempinho para os pais e bebê criarem uma rotina. Por isso, muita calma nessa hora! rs
Falo isso porque é comum os pais já saberem da importância da rotina para os bebês e após o nascimento ficam malucos tentando colocar horários para tudo. Sabemos que essa repetição sequencial ajuda o bebê a se sentir mais tranquilo, pois já saberá aquilo que acontecerá e reagirá positivamente a movimentação que você fará com o corpinho dele.
A grande questão é que tudo gira no início de acordo com as mamadas do bebê e sonecas e nem sempre (para dizer na maioria das vezes) o pequeno mama de três em três horas e dorme nos intervalos como achamos (erroneamente) que deve ser.
Essa organização natural demanda tempo e o bebê é quem encaminhará para uma rotina e aos pouquinhos ela acontecerá naturalmente.
Sim, tem algumas dicas para ajudar a rotina, ou pelo menos para ajudar a administrar essa nova fase com o filhote.
- a rotina surgirá aos poucos, sem pressa. Por isso fique atenta ao ritmo do bebê de mamada e sono.
- ao perceber os sinais de sono diurno/noturno reduza os estímulos e leve o bebê ao quarto para fazê-lo dormir. O grande problema é que muitas vezes os pais não percebem esses sinais e aí a entrada na janela de sono será fatal. Como consequência o pequeno ficará irritado por longas horas.
- dê o banho e faça o passeio (banho de sol) sempre no mesmo horário.
- tenha um local para brincadeira em casa e também faça essa atividade sempre no mesmo horário. Coloque tatame no chão ou use tapetes próprios. Aproveite esse tempo para curtir o filhote e estimular através de brincadeiras. Rolar no chão só faz bem!
- ele faz manha você pode dizer. Os bebês não fazem manha e é muito importante que você saiba que ele ainda não tem no início da vida o que chamamos de “eu”, o seu ego. Para o bebê ele e sua mãe são um só. O pequeno chora com quando algo está errado. Fome, sede, frio, calor, sono, necessidade de trocar de ambiente, conforto tátil e por aí vai. Ele não tem esse poder de controlar os pais dessa forma como as pessoas dizem, os pequenos tem necessidades e estão num mundo estranho ao que foram gerados. 
- faça uma rotina do sono, assim você ajudará não só o seu pequeno a dormir mais relaxado, mas também ajudará nessa diferenciação do que é o dia e noite.
Anoitecendo aproveite que os ambientes da casa ficam mais escurecidos, ligue apenas um abajur e faça shantala. Mais relaxado, tranquilo e suprido de carinho e de um momento diferenciado com você, com certeza ele terá uma noite de sono agradável e prolongada.
A rotina do sono rende um bom post, e esse será o tema da próxima semana!
Não perca a oportunidade de participar do próximo curso shantala para conversamos sobre tudo isso e muito mais! O curso acontecerá no dia 30 de novembro das 10:00 às 13:00hs. Reserve a sua vaga através do e-mail contato@cursoshantala.com.br

Se você tem um bebê pequeno e precisa de ajuda não só para aprender shantala, mas também para uma consultoria entre em contato e saiba mais sobre o atendimento domiciliar.




0 Quem gosta de shantala comenta.:

Postar um comentário