Mitos e Verdades da shantala - parte 2

Postado por: Denise Gurgel

E o post com mitos e verdades sobre shantala rendeu muitas dúvidas dos pais principalmente por e-mail. Achei ótimo e respondi com muito carinho cada contato para desmistificar essa coisa boa que é a hora da massagem entre pais e filhos.
Separei algumas dúvidas dos pais e lá vamos nós!

- shantala ajuda a ter mais cólicas já que durante a massagem o bebê pega friagem por ficar sem roupa.
Mito. Vamos por partes! A massagem é super benéfica para cólicas já que os movimentos abdominais aceleram o peristaltismo dando aquela ajudinha extra para eliminar os gases. Não só os movimentos abdominais, a sequência inteira da shantala conduz o pequeno a um relaxamento contribuindo sensivelmente para inibir e amenizar as crises. Na técnica o bebê fica sem roupa sim! Quando está frio basta ligar o aquecedor e colocar as mãos na massa. Depois a fricção do óleo no corpo + a ativação da circulação sanguínea mantém o bebê super quentinho, tanto que alguns pais até desligam o aquecedor. Nos dias quentes nem é necessário aquecer o ambiente, é só aquecer o óleo friccionando as mãos. E por fim, friagem não piora cólica! E...se o bebê sentisse frio durante a massagem ele não deixaria ela fazer, arrumaria logo um jeitinho para demonstrar a insatisfação.

- na massagem usa-se apenas óleo.
Verdade. O óleo é usado não apenas para deslizar as mãos e tornar o movimento agradável ao pequeno, mas também para nutrir a pele. Por isso, o mais indicado é óleo de origem vegetal. Alguns óleos são rapidamente absorvidos pela pele e outros bem devagar. Por isso eu gosto muito do óleo de semente de uva. Tem ótima absorção e deslizamento. Não indico o uso de creme, pois a pele o absorve muito rápido e os pais terão que usar em grande quantidade. A chance de alergia será bem grande.

- shantala ajuda a minimizar o refluxo.
Em parte sim. A massagem não atua diretamente no refluxo. Porém ela ajuda a relaxar e tranquilizar o bebê tendo essa ação positiva de forma indireta. Mais tranquilo a mamada acontece com menos ansiedade. Veja o depoimento de uma mãe sobre exatamente isso aqui.

 E está chegando o curso para pais e casais grávidos em São Paulo, será no dia 30 novembro. Veja mais aqui.




0 Quem gosta de shantala comenta.:

Postar um comentário