O dia a dia de Dadá - literatura

Postado por: Denise Gurgel

O bom do meu trabalho é que termino conhecendo muitas pessoas. A Elaine é uma querida e a conheci pessoalmente através de uma outra amiga em comum. É encantadora e tem um trabalho apaixonante, contar histórias!
E como é importante ler para os pequenos. Hoje Elaine lê para o seu pequeno de um ano, o Pedro (menininho de sorte ele). Com as histórias podemos juntos com as crianças soltar a imaginação, aprender, viajar, sonhar...
Ela tem um blog, o Caminhando e Contando. E pedi á um tempo atrás um help para ela para ajudar uma cliente-amiga (ou será ao contrário) uma dica de livro sobre rotina.

Diga aí Elaine!

Há alguns dias atrás, recebi da querida Denise um pedido de indicação de livro infantil. Ela precisava de alguma história que tratasse de rotina, principalmente de dormir.
Então, me lembrei de um livro muito fofo do autor Mario Vale. Ele se chama “O dia a dia de Dadá”. Tem como enredo mostrar o dia a dia de uma menina, desde que ela acorda até a hora de dormir. É um livro simples, pequeno e apenas de imagens. Ganhador do prêmio de melhor livro de imagens. Não tem uma única palavra escrita em suas oito páginas. Mas quem disse que precisa de texto para ter uma história, não é?
Eu curto demais livros assim pelas inúmeras possibilidades de (re)significado. As construções das narrativas são riquíssimas exatamente por tanta possibilidade. Basta você pedir para uma criança contar a história, a cada narrativa ela verá algo novo na história. Tudo dependerá, inclusive, do seu dia a dia. Já que a criança pequena se coloca como parte da história. Tão fofo!
E para melhorar ainda mais, todo o cenário foi criado por massinha de modelar. Eu fico imaginando a delicadeza do autor, que é também designer e arquiteto, na construção desta história tão ímpar. E observe bem todos os cenários, Dadá está sempre com seus dois companheiros inseparáveis: um gato e uma menininha. Eles participam de todas as ações. Eu só fiquei com uma dúvida. Se a menininha é uma boneca ou sua irmã. Bom, aí fica a critério do contador de história, não é?
Ficou curioso para ler o livro? Acessa aqui no slideshare.
Boas histórias! Elaine Cunha

inf. do livro: 
O dia a dia de Dadá. Autor: Marcelo Xavier. ISBN: 9788572086097 Editora: Formato

PS: Elaine, na história daqui de casa a menininha é irmã! rs




0 Quem gosta de shantala comenta.:

Postar um comentário