Shantala, massagem ayurvédica para os pequenos

Postado por: Denise Gurgel

Shantala e Gopal
A técnica indiana é milenar e traz consigo uma sabedoria popular descoberta pelo Dr. Frédérick Leboyer (médico obstetra francês) que numa viagem a Índia, observou uma mãe numa rua de Calcutá massageando seu bebê (o nome dele era Gopal) com uma intimidade e interação encantadora.

Leboyer registrou esse momento por alguns dias consecutivos e ao publicar o livro no Brasil deu o nome da massagem de Shantala, o mesmo da jovem mãe.

Na Índia a técnica que aqui é conhecida como shantala chama-se massagem ayurvédica que está inserida dentro da medicina ayurvédica que existe há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade.

Ayur significa vida e veda significa ciência ou conhecimento. Então, ayurveda é a ciência/conhecimento da vida. Bacana demais né!

Nessa medicina está inserida a massagem, a alimentação e o yoga. Esse tripé de cuidado com a saúde faz com que esse conhecimento seja muito profilático, por isso essa preocupação do indiano em oferecer esses benefícios desde o primeiro mês de vida do bebê.

Para o indiano qualquer desarmonia ou desiquilíbrio do corpo e mente leva a doenças.

A Shantala possui o objetivo de atuar no corpo e na mente, tranquilizando os nossos humores biológicos.

Gopal no seu momento relax total!
A Shantala é suave, principalmente nos bebês menores e ajuda a ativar a circulação sanguínea e linfática, liberando toxinas e melhorando a imunidade. Relaxa as tensões musculares (já pensou que ficar um o dia inteiro deitado para os bebês não deve ser tão relaxante assim?), dorme melhor, melhora a imagem do corpo e o desenvolvimento de posturas, ajuda a liberar os gases e em casos de prisão de ventre, amplia respiração e melhora a expectoração.


E o melhor de tudo, é o toque na pele que transmite amor, confiança, conforto e diz para o bebê o quanto ele é amado. E se sentindo acolhido assim, o seu pequeno se desenvolverá plenamente.

A criança cresce sadia emocionalmente, mais segura, pois recebeu de sobra o que mais precisamos na vida, carinho e amor! Vem aprender vem! 

Curso em SP veja aqui, ou no RJ, veja aqui.




2 Quem gosta de shantala comenta.:

  1. Apaixonante! Parabéns, Denise, pela iniciativa de trazer esse lindo conhecimento para nós.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida! Senti essa dúvida nos últimos cursos e preparei esse post especial!

    Fico muito feliz que tenha gostado!

    ResponderExcluir