O cansaço do bebê

Postado por: Denise Gurgel

Eu sou daquelas pessoas que música alta por muito tempo, lugar barulhento como praça de alimentação de shopping às 12:00hs (lotada com muita, muita gente) ou ambiente com muitas luzes piscantes me deixam super cansada. Se continuo recebendo esses estímulos fico com um super mau humor. E com o bebê não é diferente, nem toda reação de retraimento é sono, em alguns momentos pode ser, mas em outros pode ser apenas cansaço pelo excesso de estímulos do ambiente.

No curso de shantala sempre converso isso com os pais e explico sobre as reações corporais do bebê e a sua forma de comunicação. Percebo que em alguns momentos os pequenos esboçam reações de cansaço e aí ou os pais oferecem um brinquedo, tentam brincar para distrair, chamam a atenção para algum lugar que a criança goste a procura de tranquilizar o pequeno. Essa falsa tranquilidade funciona como uma distração por alguns segundos ou poucos minutos e logo o bebê ficará mais agitado ainda. Então, nada de imitar o Bob Esponja nessa hora! Rs.

E o que pode estar acontecendo? Pode ser sono, cansaço de ficar numa mesma posição ou simplesmente excesso de estímulos.

Legal, e o que fazer nessa hora?

- A primeira coisa é retirar os estímulos do bebê. Se estiver em casa crie um ambiente tranquilo. Desligue a tv, o rádio e retire  de perto do pequeno os brinquedos que fazem barulho.

- Se você estiver em casa com toda a família num almoço de domingo procure um local tranquilo. O intuito é oferecer menos estímulos para tranquilizar o bebê e tenho certeza que logo em seguida você entenderá se o choro veio por sono ou cansaço dos estímulos ambientais.

- Colo só faz bem, sempre. Garanto que fora do ambiente estimulante, recebendo o seu carinho logo a paz reinará novamente!

- E se tudo se tranquilizar procure não oferecer os mesmos estímulos logo na sequência novamente;

- E se você perceber que junto com essas reações ou ali deitadinho tranquilo brincando o seu bebê boceja, esboça coçar os olhinhos, resmunga ou olha fixamente para um lugar iniciar  a rotina do sono, com certeza chegou a hora de tirar a soneca.

Não ofereça os estímulos que conversamos lá em cima, senão a irritação será fato certo.

- E depois com tudo mais tranquilo, que tal uma shantala?




0 Quem gosta de shantala comenta.:

Postar um comentário